Aquela velha sensação de inchaço pode ser a indesejável retenção de líquidos no organismo. Ele pode ser percebido ao final do dia, se as pernas estiverem inchadas ou marcas de pressão das meias e sapatos. As regiões mais suscetíveis a esse tipo de problema são as pernas, pés ou nas costas, sendo que também pode ser notado em outras partes do corpo, como o rosto, ao acordar.
Problemas renais, cardíacos ou hepáticos, tireoide, alguns remédios, questões hormonais, posturas erradas ou uma simples insuficiência da circulação são possíveis causas daretenção de líquido. Mulheres grávidas também podem ter esse problema. E na lista de causas da retenção de líquido também estão o período menstrual, uso de salto alto por períodos longos e até mesmo o calor excessivo.
Para evitar esse problema, e até eliminar líquidos do organismo, é importante tomar alguns cuidados.Primeiramente, diminuir o sal nos alimentos. Em apenas uma semana já será possível notar uma grande diferença. Os chás também ajudam muito. Dente de leão, pata de cavalo e sementes de aipo são ervas bastante indicadas e podem ser consumidas nos períodos de menstruação ou insônia. Melão, banana e morango são alimentos que também podem ajudar na retenção de líquidos pois são ricos em potássio, um mineral diurético.
Como os inchaços são causados por diferentes motivos em cada pessoa, então cada caso requer um tratamento específico. Para diagnosticar, o paciente precisa fazer os exames solicitados pelo médico, como exames de sangue e exames para avaliar a saúde das veias e artérias próximas ao local do inchaço.
Outro ponto importante a ser destacado é sempre procurar um médico quando notar algo diferente no corpo. Os inchaços assimétricos, como em uma só perna ou em um braço, podem ser sintomas de retenção de líquidos ou de outras doenças, como trombose. Por isso, é sempre vital que um especialista acompanhe sua saúde.
É normal surgirem dúvidas relacionadas ao papel da água no emagrecimento. Pra começar vamos destacar que a água é a bebida fundamental para nossa existência. É ela responsável pelo transporte e distribuição de nutrientes no organismo humano. Segundo especialistas cada pessoa deve ingerir no mínimo dois litros de água por dia para manter a saúde e a qualidade de vida. E o principal, além de ajudar na manutenção de uma vida saudável, a água também pode auxiliar no processo deemagrecimento.
Em primeiro lugar vamos esclarecer que a água não reduz calorias, mas contribui com o bom funcionamento do intestino favorecendo a perda de peso. Outro benefício da água no emagrecimento é a sensação de saciedade. Com a barriga preenchida antes das principais refeições com no mínimo dois copos de água, o cérebro é enganado e o apetite controlado. Porém, não é indicado exageros no consumo do líquido. Pois, água em excesso no organismo ajuda a dilatar o suco gástrico presente no estômago que gera um efeito inverso do desejado.
Para estimular ainda mais o consumo moderado da água vamos ressaltar alguns outros benefícios:
→ à renovação celular que coopera para deixar uma pele mais bonita;
→ coopera na desintoxicação do organismo por meio da eliminação de toxinas por meio do suor e urina;
→ na hidratação do corpo que ajuda combater infecções.
Na correria do dia-dia é comum deixarmos de beber água, ou então, só lembramos quando estamos com muita sede. Uma boa dica para que isso não aconteça é carregar sempre uma garrafinha de água (squeeze), e beber sempre que necessário.
Nenhum comentário :
Postar um comentário